(11/Dez/2012)
Em parceria com o Instituto Norberto Souza Pinto, o curso teve como tema técnicas de montagem eletrônica, abrangendo atividades como soldagem de placas, análise de circuitos, critérios de aceitação e limpeza de componentes.
Após quase um ano de curso, a cerimônia realizada neste dia 7/12, no auditório do Eldorado celebrou a conclusão de mais uma turma do Programa Oficina do Futuro Para Pessoas com Deficiência (PcD). Os quatro alunos concluintes vieram do Instituto Norberto Souza Pinto, instituição parceira do Eldorado para esta turma. A iniciativa foi totalmente sem custos para os alunos, inclusive com transporte gratuito.
“A proposta foi propiciar a estes meninos com deficiência, além do conteúdo técnico, uma vivência social em um ambiente de uma empresa”, conta Priscila Monte Alegre Martins, colaboradora do Departamento de Educação do Eldorado.
Por ser composta de alunos com deficiência cognitiva, a turma foi reduzida e teve sempre acompanhamento de uma psicóloga ligada ao Norberto Souza Pinto. O curso se estendeu de novembro de 2011 até novembro deste ano, com aulas semanais de 4h de duração. A emente contemplou técnicas de montagem eletrônica, abrangendo atividades como soldagem de placas, análise de circuitos, critérios de aceitação e limpeza de componentes.
“O resultado foi muito positivo, tanto em termos de aprendizado, quanto em termos de socialização. O Instituto Norberto trabalha para a inclusão destas pessoas e até a sua recolocação no mercado de trabalho. Inclusive, alguns alunos desta turma receberam proposta de trabalho”, relata Priscila.
A parceria entre o Eldorado e o Instituto Norberto Souza Pinto foi viabilizada por um antigo funcionário do Eldorado, p Prof. Odil Martins Filho, que se tornou voluntário do Instituto.
Localizado em Campinas, O Instituto Norberto de Souza Pinto é uma Associação Beneficente com fins não econômicos que, desde 1960, presta serviços gratuitos a 90 educandos e aprendizes com deficiência intelectual na faixa etária de 06 a 30 anos de idade.
O Eldorado conduz há mais de três anos o projeto Oficina do Futuro PcD – A competência faz a diferença. A iniciativa é viabilizada por parcerias firmadas com diversas empresas e instituições que têm interesse na capacitação de pessoas com deficiência e que acreditam no potencial de integração desta parcela da população ao mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação.
Nos últimos três anos, o Instituto Eldorado já contribuiu com a formação profissional de mais de 200 pessoas com deficiência em seus programas de capacitação. Muitos destes hoje estão empregados em diversas empresas de Campinas e região.