(25/8/2014)
IBM, Eldorado e Flextronics inauguram Laboratório Virtual de Estudos Acadêmicos
Parceria busca desenvolver iniciativas diversas a fim de contribuir com o aumento da qualidade do ensino de TI. A expectativa é de que a iniciativa beneficie mais de 20 mil alunos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.
Evento de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 22 de agosto, na IBM Tutóia, e contou com a participação de Cláudio Schlesinger, diretor de projetos educacionais da IBM Brasil, Fernando Guerra, executivo da Flextronics Brasil, e Dr. Arthur Catto, executivo do Instituto de Pesquisas Eldorado.
O projeto tem como objetivo fornecer uma infraestrutura adequada para capacitar alunos de TI e permitirá que esses estudantes aprendam a atuar com sofisticados sistemas disponíveis no mercado. Será montado um ambiente virtual baseado em uma nuvem IBM, em que será possível, por acesso remoto, operar softwares que exigem uma alta capacidade computacional. Entre os programas estão o DB2, BPM, ferramentas Tivoli e WebSphere – que os laboratórios convencionais, até então, não tinham capacidade para suportar.
Com a instalação de todos esses produtos e softwares, a instituição de ensino poderá realizar cursos via acesso remoto a esse ambiente e assim disseminar conhecimentos das tecnologias IBM nas graduações e ensino médio de Tecnologia da Informação. Para o Eldorado, IBM e Flextronics, esse é um projeto diferenciado, que permite concentrar esforços, otimizar tempo e atender mais localidades.
“Desde 2005, a IBM tem focado em projetos de treinamento e educação, visando a aumentar a capacitação do mercado na área de Tecnologia da Informação. Com o Virtua Class – Laboratório Virtual de Estudos Acadêmicos – será possível que universidades e escolas técnicas tenham acesso a uma estrutura centralizada, sofisticada, de acesso remoto por meio do Cloud, que disponibiliza tanto o ensino de ferramentas de TI quanto a utilização dessas ferramentas por meio da troca de conceitos. O grande diferencial do projeto é que, com acesso remoto à rede, qualquer instituição de ensino do país pode se conectar”, conta Cláudio Schlesinger, diretor de projetos educacionais da IBM Brasil.
Toda a infraestrutura laboratorial foi desenvolvida no Instituto de Pesquisas Eldorado, parceiro da IBM há quase 6 anos em projetos de treinamento e educação. “Essa parceria está nos possibilitando trazer a educação para o século XXI. Ainda hoje, há uma dificuldade muito grande em aproveitar e trazer toda e tecnologia que existe para a sala de aula. Nós vamos ter a oportunidade de levar competência, capacidade tecnológica e apoio a escolas que não imaginavam desfrutar isso de uma maneira tranquila, gratuita e inteligente”, afirma Arthur Catto, executivo de inovação e tecnologia do Eldorado.
A Flextronics, empresa com mais de 13 mil funcionários no país, também é uma das parceiras do Virtua Class. “Educação, dentro da Flextronics, é algo que a gente realmente acredita e investe. A velocidade com que a tecnologia evoluiu surpreendeu a todos e esse é um projeto que promete trazer essa realidade aos estudantes do país”, complementa Fernando Guerra, executivo da Flextronics.
A utilização do laboratório é gratuita e pode ser solicitada por qualquer instituição de ensino do país pelo e-mail parceduc@br.ibm.com.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.