(16/9/2015)
Oficina do Futuro PcD é case na 15ª Conferência de Inovação Tecnológica da Anpei
Dos 142 cases inscritos, 33 foram escolhidos para expor suas histórias durante a Conferência. O Instituto Eldorado apresentou o projeto “Oficina do Futuro PcD – A Competência faz a Diferença”, que oferece capacitação gratuita para pessoas com deficiência.
A 15ª Conferência de Inovação Tecnológica da Anpei aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto, em Cabo de Santo Agostinho – PE. O evento disponibilizou um espaço para empresas inovadoras e instituições científicas e tecnológicas apresentarem seus cases de sucesso. Neste ano, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) recebeu 142 cases para apresentações na Conferência – 71% a mais do que na edição passada.
Michel Fornaciali apresenta case na Conferência Anpei
Após a análise de um Comitê Técnico, composto por integrantes da Anpei e especialistas do sistema nacional de inovação, 33 cases foram selecionados. Para escolher os projetos mais inovadores, foram considerados a aderência no tema central do evento – Inovação e Competitividade Globais: construindo as pontes com o Futuro, originalidade, ineditismo, replicabilidade, impacto da tecnologia, os resultados do projeto, estágio do esforço inovador e clareza do texto de apresentação do case.
O case
O Analista de Software, Michel Fornaciali, representou o Eldorado e apresentou o case “Oficina do Futuro PcD – A competência faz a Diferença. “Foi uma excelente oportunidade mostrar um projeto como esse, com grande cunho social e contribuição para o mercado de Tecnologia da Informação, que está em constante crescimento e demanda profissionais cada vez mais capacitados”, conta Michel.
Desde 2007, o Eldorado vem conduzindo esse programa para capacitação gratuita de pessoas com deficiência. Ao contrário de outras iniciativas, que focam apenas em informática básica, o Instituto prepara as PcD para atuarem desenvolvendo e testando software em um mercado de trabalho altamente exigente em termos de qualificação profissional.
Ao todo, foram 29 turmas concluídas, mais de 400 pessoas capacitadas e mais de 2,5 mil horas de treinamentos técnicos ministrados. O projeto contempla capacitação presencial e conta com infraestrutura adequada para receber os participantes, bem como instrutores capacitados para o melhor atendimento às pessoas com deficiência. Além disso, todo o material didático é adaptado para o público-alvo e existe um treinamento de nivelamento dos participantes.
“A capacitação de pessoas com deficiência é uma das mais tradicionais formas de inclusão digital, mas o Eldorado vai além, abordando o tema de forma inovadora e trazendo benefícios nas esferas motivacionais, sociais e profissionais deste público”, finaliza Fornaciali.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.