(15/4/2016)
Oficinas Tecnológicas 2016
Criadas para viabilizar projetos em novos campos de atuação e incentivar o aprendizado, as Oficinas Tecnológicas entram no 5º ciclo em 2016, com novos temas de estudo
Todos os anos, o Eldorado elege novos temas para compor o conjunto de Oficinas Tecnológicas, programa que envolve a comunidade do Instituto no mapeamento e estudo de tecnologias que possam trazer benefícios para o Eldorado e seus parceiros. Em 2016, seis temas foram escolhidos para estudo: Lab-on-a-Chip, Context Rich Systems, Tecnologia Assistiva & Healthcare, Processamento de Linguagem Natural & Soluções Cognitivas, Smart Machines & Computer Vision e Internet of Everything.
A primeira edição do programa “Oficinas Tecnológicas” aconteceu em 2012. Desde lá, já foram 17 temas estudados e desenvolvidos e, a cada ano, mais colaboradores se interessam e se engajam nesse projeto.
Valmir Seguin, Gerente de P&D do Eldorado, conta que as Oficinas Tecnológicas podem se enquadrar nos diferentes estágios do ciclo de inovação. “Teremos temas em que o resultado final será uma prova de conceito tecnológico, outros em que chegamos a protótipos e também oficinas cujo objetivo final é o desenvolvimento de produto”, conta.
As oficinas buscam fomentar aprendizados inéditos e a criação de projetos em novas e inexploradas áreas de atuação. Assim, os colaboradores são envolvidos no mapeamento e estudo de tecnologias, preparando-se para atuar em projetos completos e alinhando-se com as demandas do mercado.
O programa também é uma forma de aproximar as unidades do Instituto Eldorado: em 2015, 110 colaboradores dos 3 sites participaram da iniciativa, sendo que cada pessoa trabalha em torno de 4 horas por semana no projeto.
As Oficinas Tecnológicas já são parte da estratégia de negócios do Eldorado. Atualmente, diversos projetos são resultados de tecnologias estudadas. Isso, ao longo dos anos, vem reforçando a relevância do investimento não só para as pessoas envolvidas, mas também para o Instituto e seus parceiros. Os resultados expressivos, endossam a importância do investimento.
Confira mais sobre os temas estudados em 2016:
Lab-on-a-Chip: tem como objetivos a capacitação em tecnologias de microfabricação e projetos de dispositivos microfluídicos (Engenharia de Dispositivos Miniaturizados), a criação de provas de conceito que contenham operações unitárias típicas em dispositivos de diagnóstico e a prototipagem de sistemas de controle e interação com os dispositivos, a fim de reduzir riscos de integração.
Internet of Everything: também chamada de Internet of Things (IoT), esta Oficina estuda o que se define como uma rede de objetos físicos que contém tecnologia embarcada para comunicação, detecção e interação com seu estado interno ou com o ambiente ao seu redor. No Eldorado, a Oficina tem como tema central aplicações em Smart Buildings, Healthcare & Connected Home, Gas & Oil e Drones.
Context Rich Systems: segundo o Gartner, este tema trata do desenvolvimento de sistemas que estarão atentos para o ambiente em que estão sendo utilizados, sendo capazes de responder de forma adequada para as diversas mudanças de contexto. Nas Oficinas 2016, o tema terá como foco aplicações no setor elétrico, aplicativos para sugestão de ações baseadas em contexto, modelos de predição e recomendação com base em necessidades de usuários e Big Data e Analytics para interpretação de grande volume de dados.
Tecnologia Assistiva & Healthcare: o Eldorado, como provedor de soluções tecnológicas, tem procurado se inserir na área de saúde, buscando a consolidação e conhecimento em tecnologias que serão utilizadas no setor, e também parcerias como provedor de desenvolvimento e do know how em tecnologia. Durante o ano de 2016, a Oficina estudará aplicações nas tecnologias de Indoor Location com uso de beacons e Realidade Virtual para reabilitação de pacientes em fisioterapia.
Processamento de Linguagem Natural & Soluções Cognitivas: este tema foca nesta subárea da inteligência artificial e da linguística, que utiliza um conjunto de métodos e técnicas que, através da análise de palavras e extração de seus significados, permitem que computadores entendam a linguagem humana. A Oficina terá como foco o estudo de definições, conceito e aplicação de PLN, text-mining e sistemas cognitivos nas soluções de mercado em uso atualmente.
Smart Machines & Computer Vision: o campo de Visão Computacional faz parte dos temas das Oficinas Tecnológicas do Eldorado desde 2012. Neste período, foram adquiridos conhecimentos e experiências que permitiram ao Eldorado atuar em diversos projetos nesta área e se preparar para novas tecnologias dependentes destes conhecimentos. A Oficina possui uma grande ligação com as tecnologias de Smart Machines, pois trata da forma de aquisição e processamento de dados de natureza visual, como imagens bi e tridimensionais, vídeos, sinais multidimensionais e dados com características espaciais e morfológicas, como ressonância magnética, ultrassonografia, dentre outros. A compreensão do ambiente ao redor e das situações cotidianas é imprescindível para a criação de máquinas inteligentes, que sejam capazes de realizar tarefas autônomas. Por isso, o campo de reconhecimento de objetos e padrões está bastante interligado ao de inteligência artificial e big data, já que a captura de informações visuais gera uma grande quantidade de dados. Neste ano, a Oficina focará em aplicações de veículos autônomos, aprendizado de máquina para auxílio a diagnósticos médicos (com classificação de imagens por conteúdo), além de realidade virtual e aumentada.