Evento Eld4Kids 2016 - Instituto Eldorado
28 de Outubro de 2016

Evento Eld4Kids 2016

(20/10/2016)
Eldorado promove 2º Eld4Kids
Na sua 2ª edição, o evento Eld4Kids utilizou a ferramenta Scratch para ensinar crianças a programar jogos junto com os pais
No dia 7/10, durante a comemoração de Dia das Crianças, os colaboradores e seus filhos tiveram a oportunidade de interagir juntos no universo da programação.
Evento
Esse foi o segundo ano em que o evento Eld4Kids aconteceu no Instituto Eldorado. Além do tradicional almoço, as crianças tiveram a possibilidade de conhecer e interagir de forma mais intimista com o ambiente de trabalho dos pais.
IMG_4380
O projeto #EuPossoProgramar da Microsoft, em parceria com a Code.org, utiliza o Scratch como ferramenta. Trata-se de um sistema de “blocos” com diversas combinações entre si que tornam a interação simples e intuitiva, ideal para iniciantes. “Essa linguagem de programação foi desenvolvida pelo LifeLong Kindergarten Group, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que é um dos maiores centros de tecnologia do mundo e que promove o Scratch Day desde 2009”, explica Diego Castro, Evangelista Técnico do Eldorado.
Na iniciativa da Microsoft, crianças de todas as partes do mundo acessam um ambiente de programação que permite que as pessoas criem jogos, animações, histórias interativas e simulações. O Eldorado, além de integrar essa iniciativa em sua comemoração de Dia das Crianças, cadastrou-se no site oficial do Scratch Day, que mostra quantos eventos já aconteceram e em quantos países. Até agora, em 2016, foram 659 eventos, em 74 países.
O evento no Eldorado reuniu crianças de 7 a 14 anos, que foram divididas em duas turmas de 15 crianças, nos períodos da manhã (10h30 às 12h) e tarde (13h às 14h30).
IMG_4448
Por que ensinar ciência da computação para crianças?
Em 2013, os EUA deram início a uma campanha respaldada por grandes nomes da área de TI, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, pedindo aulas de programação nas escolas. Atribui-se à prática de ensinar programação desde cedo a melhora no raciocínio, mais rapidez e facilidade de tirar ideias do abstrato.
“O grande sucesso da primeira edição e as respostas positivas por parte das crianças e dos pais, além dos benefícios de se ensinar os conceitos de programação desde cedo, nos fizeram promover essa segunda edição, que se mostrou igualmente bem-sucedida”, finalizou Diego.

Cadastre-se em nossa newsletter