HACKATRUCK - Instituto Eldorado
11 de Setembro de 2017

HACKATRUCK

(11/09/2017)
HACKATRUCK é tema do Rotary eClub of Silicon Valley
A convite de um dos parceiros do projeto HACKATRUCK, a colaboradora e instrutora do laboratório móvel, Francini Carvalho, foi convidada para ministrar um curso de uma semana na escola Parklands College & Christopher Robin Pre-Primary, em Cape Town/África do Sul. Na ocasião, ela compactou o curso de três semanas, com duração de 60h, oferecido no HACKATRUCK, em um curso de 40h, em que os conceitos básicos para o desenvolvimento de APPS em iOS foram ensinados. Entre os alunos, estava o diretor da escola e membro do Rotary eClub of Silicon Valley, que fez o convite para que o projeto fosse apresentado em uma das conferências online do eClub.
O Rotary eClub do Silicon Valley é uma organização sem fins lucrativos que reúne líderes comunitários para agir, melhorando a comunidade por meio de diversas iniciativas. No Rotary eClub, alguns convidados gravam programas por videoconferência falando sobre alguns tópicos nos quais são especialistas ou apaixonados. Esses programas são publicados no canal do Rotary eClub, no YouTube e, em seguida, apresentados durante uma semana inteira durante as reuniões online. Toda segunda-feira, um novo conteúdo é disponibilizado para qualquer pessoa que tenha interesse.
“Por meio de ações como essa, quebramos alguns paradigmas sobre como enxergam a educação no nosso país. Levar para fora um pouco sobre o que é o projeto HACKATRUCK foi um grande prazer”, conta Francini Carvalho.
HACKATRUCK em números
Desde 2015, o projeto HACKATRUCK já capacitou mais de 5.600 estudantes em temas como Programação Swift para Plataforma iOS e empreendedorismo. Mais de 25 universidades, de diversas regiões do Brasil, participaram do projeto, sendo 11 na primeira fase, sete na segunda e sete na terceira. Para sua quarta fase, a previsão é de que quatro universidades recebam o laboratório móvel. No total, 4.296 participantes já foram capacitados via EAD e 1.350 nos cursos presenciais de Swift.
O HACKATRUCK
O HACKATRUCK foi idealizado pela IBM Brasil e pela Flex em colaboração com a Apple e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. Com uma proposta metodológica inovadora, o laboratório digital móvel tem uma sala de aula que conta com dispositivos e aplicativos de última geração armazenados na nuvem da IBM.
Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolvem atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para desenvolvimento de aplicativos em iOS. Além do curso, os participantes podem acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo, e ter contato com novidades tecnológicas, como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.
O HACKATRUCK passa três semanas em cada uma das instituições de ensino superior parceiras, com participação de 56 alunos distribuídos em duas turmas, uma por período, podendo ser manhã e tarde ou tarde e noite. São quatro horas de curso por dia, totalizando 60 horas. Ao fim, os alunos que atingem os critérios de aprovação recebem um certificado de conclusão. Para a 4º fase, a proposta é de que o caminhão permaneça cinco semanas em cada

Cadastre-se em nossa newsletter