Chamada pública visa atender à encomenda transversal FINEP para tratamento da Covid-19. Prazo para submissão da documentação vai até o dia 05/08
O Instituto de Pesquisas ELDORADO foi selecionado para atuar no programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de Equipamentos e Sistemas de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) para combate à pandemia da Covid-19.
O ELDORADO estará à frente do projeto “Organização do Ecossistema Nacional para Fabricação e Manutenção de Ventiladores Pulmonares Mecânicos”, que irá selecionar uma ou duas iniciativas de ventiladores pulmonares mecânicos já em andamento, com maturidade suficiente para serem aceleradas.
O projeto também propõe definir e estruturar um ecossistema para produção e manutenção desses ventiladores, bem como estabelecer a garantia de eficácia e segurança desses produtos para os pacientes e para os profissionais de saúde que irão operá-los.
Assim, será possível obter rapidamente produtos fabricáveis, com a realização de avaliação clínica, certificação e registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para posterior produção em escala.
Esse projeto contará também com a participação de importantes instituições no cenário nacional em engenharia biomédica, como CEB (UNICAMP), IPT (USP) e UNIFEI.
Candidatura
Poderão participar deste edital pessoas físicas, empresas de qualquer porte, instituições tecnológicas e universidades, com ou sem experiência prévia no desenvolvimento de produtos para a saúde. São também elegíveis parcerias entre duas ou mais dessas organizações, desde que tais parcerias estejam formalizadas por meio de um consórcio estabelecido para este fim específico.
Inscrição e prazos
Para mais informações sobre candidaturas, documentação necessária e critérios de classificação, acesse o edital completo.
Confira abaixo a live realizada no dia 30/07, em que o projeto foi discutido. Contamos com a presença de Guilherme Corrêa, Coord. de Inovação, Tecnológica e Produtiva – Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI)/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), José Eduardo Bertuzzo, Executivo de Tecnologia, e Guilherme Fonseca, Gerente de Tecnologia do Instituto ELDORADO.