O setor elétrico passa por uma das maiores transformações da sua história. O avanço tecnológico está colocando em xeque os moldes atuais e ampliando as possibilidades com novos modelos de negócios e serviços.
A digitalização é uma realidade e uma necessidade para que o Brasil acompanhe as tendências mundiais em direção à transição energética e à chamada smart energy. As companhias de energia seguem na corrida para seguir os novos direcionamentos, como a iminência da abertura do mercado livre de energia, que valerá para consumidores residenciais e pequenas e médias empresas e comércios.
Neste sentido, o cenário atual revela oportunidades com a busca crescente por soluções inovadoras que garantam a modernização do segmento, a qualidade no fornecimento e nos serviços do setor elétrico e, consequentemente, a eficiência operacional.
Os 3Ds da energia
O estudo da consultoria Deloitte, Perspectivas para o Setor de Energia em 2022, apontou que a geração de energia limpa segue sendo a prioridade, a fim de garantir mais resiliência, confiabilidade, segurança e otimização de custos. De modo que a estratégia para avançar nessas transformações é chamada de “3D”: digitalização, descarbonização e descentralização.
A digitalização é um pilar da transformação digital, a chamada de Energia 4.0, com a automatização de processos para trazer mais agilidade e assertividade para a tomada de decisão e identificação de oportunidades. As soluções visam aperfeiçoar os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Já a descarbonização prevê estratégias de transição energética, priorizando a geração por meio de fontes renováveis, como solar e eólica, para atender às demandas da pauta ESG.
Enquanto que a descentralização traz os desafios de diversificar a matriz elétrica brasileira e incorporar novas tecnologias e modelos de negócio, como a geração distribuída, proporcionando mais autonomia para consumidores e empresas.
Parceiros de desenvolvimento
Para viabilizar todas essas transformações, a aliança estratégica com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) mostra-se cada vez mais importante para acompanhar todas as mudanças deste mercado.
Deste modo, encontrar um parceiro que possua experiência pode ser o ponto chave para turbinar a inovação e a transformação digital no setor elétrico, a partir de ferramentas e conhecimento para aumentar a inteligência dos negócios e impulsionar a modernização.
Com expertise de quem está há 23 anos no mercado, equipe técnica altamente qualificada e laboratórios de ponta, o Instituto ELDORADO atua em projetos tecnológicos em diversos segmentos desenvolvendo soluções em software e hardware usando tecnologias emergentes.
Neste contexto, o ELDORADO está preparado para o futuro, sempre de olho em todas as possibilidades de geração de novos negócios. O Instituto está pronto para atender o mercado em potencial do setor elétrico, em todas as fases da cadeia: geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.
Energia 4.0: Soluções de ponta a ponta
Com ofertas tecnológicas como computação visual, blockchain, IA, analytics, cybersecurity, microeletrônica, eletroeletrônicos, wearables, IoT e recursos de conectividade, as soluções propõem-se a melhorar o planejamento na geração, transmissão e distribuição de energia, bem como tornar o uso energético mais eficiente, reduzindo custos e melhorando o desempenho, a confiabilidade e a segurança das operações.
Os projetos desenvolvidos para o setor incluem mecanismos de manutenção preditiva para garantir a transmissão de energia, tecnologias de combate à fraudes e furtos, reduzindo prejuízos financeiros, além de sistemas de comunicação e segurança cibernética; sistemas inteligentes de medição e distribuição (smart grids); supervisão de operação, monitoramento; criação de dispositivos eletrônicos utilizando IoT, entre outros.
Outra possibilidade está na aplicação de recursos tecnológicos, como realidade virtual e aumentada, para desenvolver treinamentos e capacitação para os os profissionais que atuam na linha de frente, aumentando a segurança das operações e das equipes em campo.
Os investimentos em P&D impulsionam outro grande pilar do setor elétrico: a pauta ESG e uma das ofertas tecnológicas promissoras neste sentido é o blockchain, que possibilita a rastreabilidade e a origem das fontes renováveis, além de maior controle, segurança e transparência no gerenciamento de dados.
Conheça alguns cases:
Computação visual e IoT: A computação visual, aliada a recursos de sensoriamento IoT e IA, tem sido cada vez mais usada em sistemas de supervisão de riscos, seja na geração de alertas em tempo real ou no diagnóstico automático de falhas, tanto para operadores quanto para sistemas completos de transmissão, por exemplo.
IoT e IA: Sistemas inteligentes com tecnologias como IoT e IA ajudam a controlar ambientes por aprendizado de máquina no monitoramento da qualidade de energia e, também, podem ser usados para controle de demandas e técnicas de otimização, a fim de dar suporte à tomada de decisão pelo centro de operação.
Centro de treinamento virtual: A possibilidade de digitalizar e virtualizar ambientes a partir da realidade virtual e aumentada permitem a capacitação de eletricistas em condições muito próximas às reais, aumentando a segurança da operação e minimizando riscos de acidentes.
Gerenciamento de Energia Residencial: Um novo padrão de conectividade sem fio, chamado Wi-SUN, oferece suporte à implantação de redes inteligentes residenciais, sendo possível para o consumidor gerenciar o consumo de energia em casa e compartilhar esses dados com a concessionária, que pode otimizar sua distribuição de forma mais eficiente.
IoT e Wi-SUN para monitoramento on-line: Outro desenvolvimento recente foi usado para monitoramento on-line de tração de cabos estais em linhas de transmissão AT, através de sensoriamento IoT e conectividade Wi-SUN, o que trouxe como benefícios a redução de custos operacionais e prevenção de falhas na interrupção de energia.
Inovação no centro de tudo
As empresas do segmento elétrico já estão vislumbrando as vantagens da inovação tecnológica para maior eficiência operacional/energética, modernização, sustentabilidade, segurança e inteligência.
Com seu know how, o ELDORADO está preparado para ajudar as organizações a driblarem os desafios da digitalização e da conectividade com soluções inovadoras, sempre atento às oportunidades do presente e do futuro da energia.
Da geração à distribuição de energia, o ELDORADO é parceiro ideal para turbinar o P&D do setor elétrico. Confira mais diferenciais no site.