O futuro da mobilidade é tecnológico - Instituto Eldorado
15 de Setembro de 2022

O futuro da mobilidade é tecnológico

Instituto Eldorado

Instituto Eldorado

Administrador

A indústria automotiva passa por uma das maiores transformações da sua história. O futuro da mobilidade exige que fabricantes de veículos se tornem rapidamente desenvolvedores de tecnologia. 

Exemplo disso é a rede 5G. Em processo de implantação no país, a nova geração de redes móveis será um divisor de águas que irá acelerar a evolução da era exponencial no setor automotivo, especialmente o mercado de carros conectados e veículos autônomos inteligentes. Ao incorporar essa tecnologia, as montadoras irão liderar um verdadeiro avanço em segurança, desempenho, eficiência e entretenimento.

De acordo com levantamento da Gartner, até 2023, o segmento de mobilidade será responsável por mais da metade das oportunidades de 5G e IoT, representando 53% do mercado. Neste contexto, a ativação da quinta geração das redes móveis será a grande impulsionadora desta evolução, a previsão é que a participação de carros conectados à rede 5G crescerá de 15% em 2020 para 74% em 2023, chegando a 94% em 2028.

Tendências do setor

O futuro do setor automotivo tem sido definido pela sigla CASE (conectado, autônomo, compartilhado e elétrico). Porém, as perspectivas da mobilidade incluem também  eixos como eficiência energética, segurança e sustentabilidade.

Para atender às tendências, a tecnologia está transformando veículos em grandes coletores de dados, que vão funcionar como apoio não só para aumentar a segurança dos passageiros e a performance da máquina, mas também como uma rede de abastecimento de toda a infraestrutura das cidades e das residências.

Deste modo, as redes de 5G e os recursos de IoT nos automóveis são fatores-chave para o desenvolvimento das smart cities, sendo que os dados vão ajudar a monitorar e otimizar o fluxo e toda a gestão do trânsito, por exemplo.

Naturalmente, esse trânsito de dados irá gerar interesse e novas oportunidades de negócios a serem exploradas, seja no perímetro dos veículos ou do ecossistema envolvido.

Parceria qualificada para sair na frente

Para acompanhar as tendências e explorar as oportunidades, o setor automobilístico precisa adquirir novas habilidades e competências e seguir na corrida rumo ao aprimoramento tecnológico. Logo, agilidade e escalabilidade são verdadeiros diferenciais competitivos. 

Esse avanço exige que cooperação e inovação andem juntas e a busca por parceiros e expertises externas é cada vez mais uma realidade para turbinar essa transformação. Há, no entanto, desafios como a limitação de recursos e de pessoas qualificadas, já que aumentar o headcount, na maioria das vezes, não é uma opção. 

Desta forma, alianças estratégicas com ICTs aparecem como solução viável para driblar esses obstáculos, ampliando a capacidade de engenharia sem a necessidade de novas contratações, além de agregar experiência e bagagem tecnológica. 

Autoridade no setor automotivo

Com know-how de quem está há 23 anos no mercado, equipe técnica altamente qualificada e infraestrutura laboratorial equiparada a de ICTs mundiais, o Instituto ELDORADO é especialista no desenvolvimento de soluções em software e hardware usando tecnologias emergentes em diversos segmentos, além de ser o único membro da América Latina da associação europeia EARTO. 

No âmbito veicular, a cooperação do Instituto com a indústria trouxe aplicações e desenvolvimentos em hardware e software envolvendo métodos e tecnologias de microeletrônica, blockchain, UI/UX, IoT, V2X, big data, data analytics, computação visual, inteligência artificial, machine learning, segurança de dados e conectividade voltados, principalmente, aos desenvolvimentos de sistemas e componentes de entretenimento e monitoramento, auxílio à condução (ADAS), condução autônoma, entre outros.    

O ELDORADO atua em todo o ecossistema incluindo duas e quatro rodas (leves e pesados), agrícola, aeronáutico e veículos ferroviários, estando pronto para conduzir projetos em áreas como engenharia e conectividade, eficiência energética, proteção ao meio ambiente, segurança veicular e produção local de sistemas automotivos. 

Como protagonista da inovação aberta, o Instituto funciona como ponte entre as pesquisas das universidades e as aplicações práticas, sendo um catalisador do intercâmbio de conhecimento e da cooperação entre atores do ecossistema, a fim de desenvolver as melhores soluções para atender as demandas de seus clientes. 

Mais que P&D, o segmento automotivo encontra no Instituto outros recursos para apoiar sua transformação tecnológica: Consultoria em Inovação, Capacitação e Treinamento, Testes em Laboratório e Certificações de Produtos para Telecomunicações (necessárias para projetos que envolvam conectividade). 

Rota 2030: aceleradora do desenvolvimento tecnológico nacional

Entraves externas como pressões sobre custos de pessoal, problemas no fornecimento de peças e componentes eletrônicos – como os semicondutores e as variações do câmbio –  estão impulsionando o aperfeiçoamento tecnológico nacional, o que tem se mostrado também como uma oportunidade para o Brasil se desenvolver como um centro de exportação de engenharia. 

Nesta lógica, são pontos de destaque do ELDORADO a excelência de seus laboratórios, especialmente o de microeletrônica, sendo referência em todo o país e fundamental para o desenvolvimento de projetos de auto, bem como sua expertise no desenvolvimento de sistemas móveis e conectividade, todos fatores centrais em quaisquer projetos envolvendo as tecnologias emergentes veiculares.

A força motora de uma parceria com um ICT está justamente em ter uma base externa de inovação, que reúne competências, conhecimento e experiência de quem está ativo no mercado, atento às principais tendências. 

Neste sentido, o Rota 2030 tem sido essencial para impulsionar a inovação no setor automotivo e desenvolver capacidades dentro do Brasil. O Programa Rota 2030 integra uma estratégia do Governo Federal para incentivar o crescimento de toda a cadeia do setor automotivo no país, a partir de incentivos para acelerar o processo de adoção das tecnologias globais e fomentar o desenvolvimento interno. 

Uma das principais regras do programa determina que os recursos sejam destinados às atividades de ICTs, universidades e empresas públicas que possuam fundos de investimentos de base tecnológica autônomos, de forma a estimular os projetos de P&D no conceito de inovação aberta.

O ELDORADO atua como facilitador nas linhas de fomento, garantindo lisura aos processos e viabilizando o acessos aos recursos de todos os atores da cadeia automotiva. 

A sua empresa está preparada para a nova era de conectividade? 

Turbine seu P&D e faça parte do futuro da indústria automotiva com as soluções do ELDORADO. Confira mais informações no link. 

Cadastre-se em nossa newsletter