10/04 | Conferência Livre Brasília
“O Papel das ICTs Privadas em TIC no Ecossistema de PD&I e na NIB (Nova Indústria Brasil)”
As Instituições de Ciências e Tecnologia (ICTs) de direito privado, sem fins lucrativos com foco em TIC, por meio da ABIPTI, prepararam a Conferência Livre “O papel das ICTs privadas no ecossistema de P, D&I e na NIB (Nova Indústria Brasil)”, agendada para 10 de abril de 2024, de forma híbrida, com os seguintes temas:
• As ICTs privadas e seus resultados para a sociedade;
• As ICts privadas preparadas para as tecnologias futuras;
• Financiamento ao PD&I
• Políticas governamentais de incentivos ao PD&I;
• Relação das empresas com as ICTs privadas;
• Relação das universidades com as ICTs privadas.
12/04 | Reunião Preparatória do Ecossistema de CT&I de Campinas
A Reunião Preparatória do Ecossistema de CT&I de Campinas para a V Conferência Nacional de CT&I, liderada pelo Conselho Municipal de CT&I e promovida pelo MCTI, representa uma oportunidade única de colaboração para impulsionar o avanço tecnológico do Brasil. Com o foco em “Soberania Nacional e Desafios Tecnológicos para a Próxima Década: Preparando o País para os Impactos e Oportunidades da Inteligência Artificial (IA)”, os debates abordarão quatro eixos temáticos: Infraestrutura, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento Social. Cada eixo explorará questões cruciais, desde a infraestrutura necessária para suportar a IA até estratégias para promover a inclusão social por meio da tecnologia. A reunião culminará em quatro painéis, reunindo líderes de diferentes áreas para contribuir com ideias e propostas que moldarão o futuro da CT&I no Brasil.
Neste evento, líderes do cenário nacional de CT&I se reunirão para discutir estratégias que garantam a liderança do Brasil em domínios estratégicos, acelerando a adoção de IA e promovendo soluções inovadoras. Ao abordar temas como infraestrutura, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social, os participantes irão propor recomendações para políticas públicas e estratégias de desenvolvimento baseado no conhecimento. Essa iniciativa visa preparar o país para os desafios e oportunidades da próxima década, consolidando sua posição na vanguarda da revolução da IA.