Desde a minha primeira participação no The Developers Conference como ouvinte, muitas coisas mudaram. No início, minhas trilhas de Design Thinking favoritas eram aquelas que faziam parte do meu universo, que eu queria aprender, absorver e entrar no mercado. De olho nas palavras, novidades e assuntos, estava eu entre bloco de notas e cadernos – muitas coisas passam pela cabeça dos participantes. Com apoio do Adilson Chicória e Matias Schertel, pessoas que inspiram vários profissionais, muitas trilhas, palestras e workshops depois, registro aqui sobre minha participação e os bastidores da Trilha de Design Thinking.
A trilha foi também um palco de experimentação para um novo desafio profissional: munida de canetinhas e flip chart aprendi a fazer live sketching*. Mesmo há tempos palestrando, ministrando workshops e ajudando em eventos, me expor e expor meu processo mental de notas na frente de todos foi um grande desafio. E agora, apresento a vocês como ficou o resumo das palestras com minhas anotações.
Design Thinking aplicável no dia a dia
Samuel Thomé da IBM
Samuel abriu a trilha apresentando o tema e ajudando os participantes a entender e a se adequar a diferentes tipos de realidades, seja ela técnica ou não. Além disso, nos falou sobre a sua experiência e desafios para a introdução do Design Thinking a um time de desenvolvedores.
Service Design Inside: Um estudo de caso em uma empresa no setor de telecomunicações
Caio Barão
O Caio nos trouxe sua experiência, desafios e aprendizados adquiridos a partir do trabalho de design service dentro da organização, e não como uma consultoria externa. Seus exemplos foram ricos, detalhados e mostraram as técnicas utilizadas para o processo de mudança.
Fun Thinking: a diversão como elemento chave de resolução de problemas
Daniel Martins
Daniel começou a palestra com um questionamento profundo: “Quanto tempo faz que você não se diverte?”. Também mostrou o processo químico do cérebro depois de uma atividade “divertida” e nos apresentou cases de soluções de problemas centrados no usuário utilizando metodologias de game design.
Por que as perguntas vêm antes das respostas
Patrícia Guaragna Souza
Pode parecer óbvio, mas a Patrícia foi excelente ao nos mostrar que se os questionamentos não forem muito bem elaborados, os projetos podem ser comprometidos e até mesmo fracassarem. A palestra tinha a proposta de destacar a importância das perguntas e como devem ser direcionadas para trazer as respostas de mais valor. Ela foi muito bem orquestrada!
Como inovar com realidade virtual e Design Thinking
Vanessa Camargo
O objetivo dessa palestra foi apresentar e exemplificar como o design thinking pode ser integrado à realidade virtual na imersão, ideação e prototipação de ambientes virtuais e experiências imersivas. Apesar de esperar uma música da Vanessa Camargo, ela deu um show de simpatia e ainda nos ensinou muito sobre o mercado de realidade virtual e como a tecnologia pode ser aplicada às estratégias de marketing.
Como causar alto impacto social com Design Thinking
Leo Veri
A última palestra da trilha foi emocionante e nos mostrou que Design Thinking também pode ser usado para impactar a vida das pessoas positivamente, abrindo portas e levando o conhecimento e oportunidade para todos \o/
Com esse exemplo, uso as palavras do Leo para agradecer a oportunidade que vocês me deram para transformar o conhecimento dos palestrantes da trilha em desenhos, sketches, doodle ou mapas mentais.
“Não espere alguém pedir, vai lá e faça suas oportunidades”
*Live Sketching: São ilustrações, mapas mentais e registros visuais de um evento, workshop ou palestras em tempo real.