Desenvolvemos como Unidade EMBRAPII, junto à empresa Braile, um equipamento para auxiliar o tratamento dos pacientes que sofrem de insuficiência respiratória aguda, condição causada em casos graves do Novo Coronavírus.
O tratamento, chamado de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO em inglês), é pioneiro no país. Ele dará suporte ao tratamento mecânico, oferecendo ao paciente um “pulmão auxiliar”, capaz de oxigenar o sangue fora do corpo, removendo o gás carbônico (CO2).
O uso é indicado para adultos ou crianças, em casos de transplante de coração, infarto do miocárdio, parada cardíaca e insuficiência respiratória aguda, condição também causada pelo novo coronavírus, no qual há inflamação dos brônquios e o comprometimento dos alvéolos, pequenas estruturas que compõem o sistema respiratório, e funcionam levando o oxigênio à corrente sanguínea.
A solução visa trazer maior segurança e aprimorar os procedimentos médicos a custos mais baixos, promovendo maior acesso a esse tratamento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval e já aprovou sua comercialização.