Qual o impacto da Lei de Informática no setor de tecnologia no Brasil? - Instituto Eldorado
29 de Outubro de 2021

Qual o impacto da Lei de Informática no setor de tecnologia no Brasil?

Instituto Eldorado

Instituto Eldorado

Administrator

A Lei de Informática (LdI) concede créditos tributários para empresas do setor de tecnologia que investem em Pesquisa e Desenvolvimento. Desde que foi sancionada em outubro de 1991, a LdI estimulou o surgimento e fortalecimento de instituições privadas de Ciência e Tecnologia (ICTs) sem fins econômicos, promovendo também mais investimentos  em infraestrutura laboratorial e capacitação de mão de obra especializada.

As ICTs são as responsáveis por estabelecerem a ponte entre a academia e as empresas, trabalhando na aplicação de novas tecnologias e na inovação de produtos, no exterior são chamadas de Research and Technology Organizations (RTOs). 

Hoje, temos um conjunto de ICTs que são responsáveis pelo desenvolvimento de grandes projetos, não só no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mas também acelerando a transformação digital no setor de Agro, da Saúde, de Oil & Gas, de Energia e Auto, dentre outros.

Uma recente pesquisa realizada pela Deloitte com os 17 maiores ICTs do país, constatou que as instituições:

  • são uma forte presença no território nacional, distribuindo o conhecimento pelo país; 
  • possuem competências em tecnologias de ponta, permitindo o desenvolvimento de soluções avançadas;
  • permitem a geração robusta de produção científica e de propriedade intelectual;
  • são capazes de trazer um retorno de 15 reais em receita gerada no mercado, para cada real investido. 

As ICTs são um importante catalisador de fomentos e incentivos para empresas, fundamentais no modelo EMBRAPII. Além disso, são uma oportunidade na aceleração tecnológica de startups e na alavancagem de PMEs para se tornarem atores globais. 

O superintendente do ELDORADO, Roberto Soboll, esteve envolvido em diversas frentes da LdI, desde o início de sua promulgação, suportando o grande crescimento em manufatura que promoveu competitividade mundial ao parque fabril de produtos eletroeletrônicos. Trouxe projetos globais de P&D ao Brasil que geraram centros de excelência e atuou na definição de portfólio de produtos para o mercado brasileiro, contribuindo também para a inclusão digital. 

Segundo Soboll, ICTs como o ELDORADO, que contam com a LdI, oferecem a oportunidade de se responder à crescente demanda de mão de obra especializada em tecnologia. “Temos uma grande oportunidade como país: as ICTs são de suma importância para as empresas surfarem a onda de transformação digital, elevando a competitividade e produtividade nacional”, declara. 

Aproveite para entender a importância das ICTs para o ambiente de inovação brasileiro com a pesquisa “Impacto de Institutos de Ciência e Tecnologia Privados no Brasil”, realizada em maio de 2021. Acesse e baixe o material completo: https://informativo.eldorado.org.br/pesquisa-impacto-dos-icts-privados-no-brasil

 

Subscribe to our newsletter.