A Associação do Polo Digital de Manaus pretende unir os institutos de pesquisa e desenvolvimento de produtos às empresas que demandam por tecnologia
Com o objetivo de instituir uma gestão unificada no Polo Digital de Manaus (PDM) e inserir a cidade entre os cinco polos de tecnologia do País – Belo Horizonte, Recife, Rio Grande do Sul, São José dos Campos e Recife – foi anunciada, nesta quinta-feira (06), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a criação da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), que tem o Instituto ELDORADO como um de seus fundadores.
Segundo a gerente de tecnologia da unidade do ELDORADO em Manaus, Ana Cabral, a criação de uma associação se mostra como alternativa para fomentar o desenvolvimento tecnológico independente da matriz econômica atual. “O modelo econômico existente em Manaus, além de ser extremamente dependente do Polo Industrial (PIM), é vinculado às leis de incentivo ainda vigentes, o que pode ser um alto risco pensando a longo prazo”, explica.
Cabral defende que a união do ecossistema tecnológico será peça chave para um crescimento sustentável da cidade. É o que mostra o levantamento realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese). A estimativa é que em até 10 anos, o Polo Digital fature, anualmente, em torno de R$ 10 bilhões.
Nós, do time ELDORADO, temos orgulho em fazer parte de uma associação que contribuirá ativamente para o futuro tecnológico do Brasil e iremos trabalhar intensamente para que o ecossistema de Manaus cresça unido e próspero.