17/12/2015
O Eldorado busca inserir seus colaboradores em projetos sociais como um meio de valorizá-los, engajá-los e incentivá-los no exercício da cidadania.
O Instituto está sempre priorizando as melhores práticas e atitudes, mas não apenas ao que se refere aos seus projetos. Por isso, ao longo do ano, diversas ações sociais e ambientais são organizadas e promovidas nas três unidades do Eldorado em Campinas, Porto Alegre e Brasília, como campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos, entre outros.
No mês de dezembro, época de fraternidade e união, as três unidades se empenham em adotar uma instituição local, realizando uma campanha especial, que envolve todos os colaboradores. Em Campinas, por exemplo, há 13 anos uma parceria muito forte foi firmada com o projeto Quero-Quero Anhumas/Campinas-SP. Cerca de 100 crianças são presenteadas e beneficiadas pela ação.
Mais iniciativas sociais ocorrem ao longo do ano, como por exemplo, pelo 3° ano consecutivo, os Hospitalhaços estiveram presentes na SIPAT de Campinas, o que estimulou alguns colaboradores a participarem da ONG. Além disso, o Eldorado faz uma campanha de doação de brinquedos, novos e usados, para crianças doentes no Dia das Crianças. Já em Porto alegre, os colaboradores promoveram a arrecadação e coleta de latinhas e outros alumínios para reverter o dinheiro da venda para um Educandário da região. Em Brasília, a campanha de doação de sangue foi superpositiva.
Eldorado e o meio ambiente
Além da preocupação com o lado social, o meio ambiente e o uso consciente dos recursos naturais também são importantes na política do Instituto Eldorado. Ações que reforçam essa conscientização são promovidas todos os anos, como o programa “Plante Vida”. Desde 2008, o Eldorado planta mudas em sua unidade de Campinas, como forma de contribuir com a natureza. Até hoje, já foram mais de 600 mudas entre árvores, sendo algumas frutíferas, e flores. Todos os anos, para celebrar a chegada da primavera, o Eldorado oferece aos seus colaboradores a chance de doarem – e plantarem – uma muda de árvore frutífera de pequeno porte. Além disso, o Instituto também faz o plantio de algumas mudas.
Neste ano, a campanha “Fique On Pratique Off foi instituída nas três unidades. A iniciativa propõe que os colaboradores reduzam a utilização de recursos diversos, evitem desperdícios e aperfeiçoem a utilização de materiais em uso no dia a dia. “São atitudes simples, como apagar a luz ao sair do banheiro, desligar o computador no fim do dia, imprimir frente e verso, cumprir horários agendados, manter a organização e a limpeza das salas de reunião, por exemplo. Tudo isso faz uma grande diferença quando todos dividem o mesmo espaço e recursos”, pontua Malu Legaspe, Coordenadora de Comunicação do Instituto.
Eldorado também conduz projetos de responsabilidade social
O Projeto Oficina do Futuro PcD tem como objetivo a capacitação de pessoas com deficiência em linguagens de programação, testes de software e hardware, entre outros. O programa já foi realizado em Campinas, Porto Alegre, Brasília, São Bernardo do Campo e Araraquara. A Oficina do Futuro PcD é um programa de cunho social e sem fins lucrativos que tem como objetivo a capacitação gratuita de pessoas com deficiência.
O programa busca integrar essas pessoas ao mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação, capacitando-as em assuntos técnicos, complementados por tópicos sobre comportamento no meio corporativo, para que possam aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.
O projeto se destina a pessoas com deficiência que tenham no mínimo 18 anos, conhecimento prévio em informática e disponibilidade para participar de cursos presenciais programados. Outro grande diferencial do projeto é a oportunidade de atuação oferecida a todos os colaboradores, que podem participar como monitores, o que estimula a responsabilidade social. Até hoje, foram capacitadas cerca de 461 pessoas com deficiência, em 34 turmas, somando mais de 5 mil horas de treinamentos técnicos ministrados.