Hackatruck - Instituto Eldorado
13 de Novembro de 2015

Hackatruck

(13/11/2015)
Laboratório itinerante Hackatruck inicia tour pelo país e já tem primeira turma capacitada
Parceria entre IBM, Flextronics e Eldorado, em colaboração com a Apple, levará laboratório digital móvel a 11 cidades para ensinar programação iOS aos estudantes de tecnologia.
A IBM Brasil e a Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e em colaboração com a Apple, lançaram em São Paulo, na sede da IBM, no dia 14/10 um projeto ambicioso na área de educação, o HACKATRUCK: um laboratório itinerante que tem por objetivo capacitar estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em programação SWIFT para plataforma iOS. No dia 16/10, o caminhão esteve no Instituto Eldorado aberto para visitação dos colaboradores.
Até o momento, 11 instituições, distribuídas por diversas regiões do Brasil, participarão da iniciativa, que visa capacitar 500 alunos ao longo de 10 meses. O laboratório iniciou sua viagem pelo Brasil partindo de Campinas, onde recebeu seus primeiros alunos na PUC-Campinas. O HACKATRUCK também estará em instituições de ensino de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Campos e Brasília
20151010_144618_HDR-1
Com uma proposta metodológica inovadora, o laboratório digital móvel conta com sala de aula e dispositivos e aplicativos de última geração, armazenados na nuvem Softlayer da IBM. Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolverão atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para desenvolvimento de aplicativos em iOS. Além do curso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.
O HACKATRUCK passará três semanas em cada uma das instituições de ensino superior parceiras, com participação de 28 alunos por período (manhã e tarde) e quatro horas de curso por dia, totalizando 60 horas. Ao final, os alunos receberão um certificado de participação.
Para Jaylton Ferreira, Superintendente do Eldorado, a iniciativa é uma ótima oportunidade para os estudantes. “O objetivo dessa ação, além da capacitação profissional proposta, é apresentar aos alunos uma nova abordagem metodológica que os incentiva a resolver problemas de forma estruturada e colaborativa, o que é muito importante para a prática diária do profissional de Tecnologia da Informação (TI)”, conta.
Já Claudio Schlesinger, Executivo de Parcerias Educacionais da IBM Brasil, ressalta que o projeto traz uma oportunidade de colocar os alunos em contato com tecnologias de ponta, complementando seus cursos de graduação e incentivando o melhor direcionamento em sua carreira. “ Vivemos hoje a Era Digital, com tecnologias que proporcionam novos modelos de negócios que já nascem nas plataformas graças à mobilidade, a conectividade, a disponibilidade dos dados e a segurança. Esses novos profissionais precisam estar ainda mais preparados para trabalhar neste novo cenário que se renova a todo momento”, enfatiza.
O HACKATRUCK foi idealizado pela IBM Brasil e a Flex, com execução do Instituto de Pesquisas Eldorado e em colaboração com a Apple. A iniciativa também conta com os seguintes apoiadores: Editora Abril por meio da revista Exame, Epson com projetores e óculos para realidade virtual; Pelco com câmeras de segurança; Sebrae com palestras sobre incubadoras e startups; Sethi 3D com impressoras 3D; e Unifor com software de carreiras. Para saber mais sobre o projeto e acompanhar a programação, visite o site: www.hackatruck.com.br
Projeto já capacita 50 alunos em sua primeira etapa em Campinas
O projeto HACKATRUCK encerrou na PUC- Campinas, no dia 6/11, seu primeiro ciclo de aulas em universidades pelo Brasil. A cerimônia contou com a entrega de certificado aos alunos participantes e apresentação dos aplicativos (apps) desenvolvidos ao longo dessas três semanas de curso
“Essa primeira experiência serviu como piloto e parâmetro para que a gente pudesse avaliar a metodologia do curso e o que precisa ser melhorado e modificado. Tivemos bons resultados e muito entusiasmo por parte dos alunos nesta primeira etapa”, relatou Francine Carvalho, instrutora do Eldorado.
Além do curso de programação em SWIFT/iOS, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo. Para Vinícius Vargas, estudante do último ano de Análise de Sistemas, o curso e a infraestrutura superaram todas as expectativas que ele tinha. “Tivemos a oportunidade de aprender muitas coisas e, também muitas lições sobre empreendedorismo, o que achei ótimo”, relata o participante. A inspiração trazida pelo projeto foi tanta, que Vinícius e seu grupo já planejam lançar o app desenvolvido durante as aulas no HackaTruck. “Pretendemos publicar em dezembro um APP onde as pessoas em um raio de 50 metros de distância umas das outras, poderão se conectar sem rede WI-FI, precisando apenas do bluetooh, e poderão conversar entre si. ”

Cadastre-se em nossa newsletter