(07/Nov/2012)
Veículo foi desenvolvido por alunos da Unicamp e será colocado em prova na Fórmula SAE Elétrico, no final de novembro, em Piracicaba, SP.
A equipe apresentou ao público, no dia 31 de outubro, um carro de competição com motor elétrico que foi desenvolvido por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O evento, realizado no auditório do Eldorado, patrocinador master, contou com a participação de cerca de 100 convidados, entre funcionários, patrocinadores e parceiros, além dos integrantes da equipe. O carro, coberto por um pano vermelho, foi apresentado em meio a gelo seco, luzes especiais e flashs de máquinas fotográficas. A imprensa – Portal G1 e TV Record – cobriu o lançamento.
“Nós tivemos ajuda de muitas pessoas para viabilizar o projeto do carro. Por isso, ao finalizá-lo, decidimos retribuir ajudando outras pessoas, no caso o Instituto Ingo Hoffmann”, disse Diego Moreno Bravo, um dos líderes da equipe, na abertura do seu discurso. O Instituto Ingo Hoffmann abriga crianças com câncer, e seus familiares, durante o período de tratamento da doença. Mantido unicamente por doações, o Instituto é parceiro do Centro Infantil Boldrini – hospital de referência no tratamento do câncer. Segundo sua coordenadora geral, Regina Barsotti, a equipe da Unicamp deu uma contribuição importante, arrecadando lotes de papel higiênico – um produto geralmente em falta na despensa do Instituto.
Última geração – Somente após apresentar um vídeo do Instituto Ingo Hoffmann e dos principais patrocinadores, Diego contou como foi realizado o desenvolvimento do projeto. “Nosso objetivo inicial era fazer um carro robusto que conseguisse andar, nada mais”, contou. Com o apoio dos patrocinadores e a tenacidade dos alunos, o projeto tomou outro rumo e resultou em um carro de corrida cujo desempenho, em termos de motor elétrico, só foi alcançado por equipes de universitários da Europa.
“Nós acreditamos no projeto, ajudamos a importar o motor de fluxo axial – a última tecnologia em motor elétrico”, afirmou José Eduardo Bertuzzo, gerente de Desenvolvimento de Hardware do Instituto de Pesquisas Eldorado. Para tanto, o Eldorado estabeleceu um convênio com a Oxford Yasa Motors, empresa spin-out da Universidade de Oxford, se comprometendo a utilizar o motor apenas para pesquisa e manter sigilo em relação à sua tecnologia.
Outro desafio, acrescentou Bertuzzo, foi viabilizar a incorporação do motor e do sistema de controle associado. “O projeto exigiu suporte dos nossos laboratórios e técnicos para o desenvolvimento e montagem do protótipo”, disse.
O veículo pesa apenas 227 kg e mede 2,8 m. Sua estrutura é feita de aço AISI 1020 e a carroceria de fibra de vidro. O pico de potencia do motor chega a 134 HP. Vai de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos e tem autonomia de 22 km. Para efeito de comparação, a Ferrari Enzo, um super desportivo que usa tecnologias da Fórmula 1, leva 3,70 segundos para alcançar a mesma velocidade.
A prova de endurance será realizada no kartódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), entre 30 de novembro e 2 de dezembro. Na competição, o veículo enfrentará 22 km de pista, com diversos aclives e declives, onde a velocidade média do carro deverá ser de 70km/h, podendo ultrapassar os 100km/h nas retas. Haverá outras provas dinâmicas (autocross, skidpad e aceleração) e estáticas (apresentação do projeto técnico aos juízes, viabilidade econômica do projeto e inspeção de segurança).
A competição é organizada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil), entidade que reúne engenheiros, técnicos e executivos com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade. Na pista, outras três equipes competirão com os alunos da Unicamp. A equipe vencedora representará o Brasil na etapa internacional da Fórmula SAE Elétrico.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.