Mercado de Saúde - Instituto Eldorado
02 de Dezembro de 2016

Mercado de Saúde

(2/12/2016)
Eldorado expande sua atuação no mercado de saúde
Considerado estratégico pelo Instituto Eldorado, o mercado de saúde é o foco de iniciativas de destaque, como a solução de localização indoor para profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar, o projeto de Ultrassom e o sistema de auxílio ao diagnóstico de Alzheimer.
Com visão de crescimento sustentável e a longo prazo, o Eldorado está constantemente buscando novas áreas de atuação e investindo na capacitação de seus profissionais em tecnologias inovadoras, o que tem impulsionado os trabalhos na área de saúde.
Neste ano, a organização colocou em teste uma solução de indoor location (localização em ambientes fechados) em parceria com o Hospital das Clínicas da Unicamp e a Intel. Essa solução, que auxilia os profissionais que atuam no transporte intra-hospitalar de pacientes, é composta por aplicativos móveis integrados a um sistema de proximidade em ambientes fechados, baseado em beacons.
Essa iniciativa contribui para a gestão e alocação da equipe de transporte, e visa reduzir o tempo de espera dos pacientes em salas de exame. Além disso, também facilita a visibilidade da movimentação dos pacientes e auxilia os profissionais envolvidos no processo.
Márcia Santos, Gerente de P&D do Eldorado, ressalta que a parceria estabelecida no desenvolvimento da solução abre caminho para estudos adicionais e, consequentemente, para uma futura expansão da tecnologia em outras áreas do hospital. “A equipe de TI do HC da Unicamp, dirigida por Edson Kitaka, é muito receptiva ao benefício que a tecnologia pode trazer aos processos do hospital e identificou no Eldorado um parceiro que pode viabilizar a criação de soluções que os ajude a otimizar esses processos. Para o Instituto, este case permite a aquisição de conhecimentos específicos, tecnológicos e de negócios, e uma aproximação ainda maior do setor de saúde como provedor de soluções inovadoras. Podemos aprimorar essa tecnologia e validar também a aplicabilidade a outros setores”, explicou Márcia.
Programas viabilizam projetos na área
Por meio de programas de incentivo à inovação, o Eldorado promove Hackathons e Oficinas Tecnológicas para que os colaboradores participem do desenvolvimento de novas tecnologias. Dentre os temas já abordados estão o monitoramento de idosos e doenças crônicas, o engajamento social através de aplicações móveis para monitoramento de dengue, soluções móveis para segurança em saúde e o reconhecimento de medicamentos e controle de dosagem.
Um dos destaques desse conjunto de iniciativas e tema de estudo desde 2013, o Alzheimer Disease Diagnosis, por exemplo, é um sistema de auxílio ao diagnóstico de Alzheimer, que aplica técnicas de aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões e normalização espacial em imagens de ressonância magnética (MRI). Essa última característica permite a comparação entre amostras distintas e a visualização dos modelos 3D. Assim, o sistema pode dar um diagnóstico sugerido para ser verificado pelo médico, auxiliando a tomada de decisão, ao chamar a atenção para potenciais casos da doença detectados nos exames.
O Eldorado também desenvolveu uma plataforma de ultrassom para diagnóstico médico em cooperação com a Rede Brasileira de Ultrassom, criada e coordenada pela UNICAMP. Todo o hardware e o software embarcados foram desenvolvidos pelo Eldorado, o que propiciou o domínio completo da tecnologia aplicada para a área médica. Isso possibilitou ao Instituto evoluir a plataforma e prover soluções inovadoras nesse segmento.
“Com essas atuações, que nos impulsionam cada vez mais para o mercado de saúde, queremos expandir o nosso know-how em segmentos adicionais desta área e consolidar o número de casos bem-sucedidos em saúde”, finaliza Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.

Cadastre-se em nossa newsletter