Parcerias impulsionam expansão da infraestrutura tecnológica do Instituto
Parcerias com Motorola e Microsoft trazem, respectivamente, o Imaging Lab e o Microsoft Innovation Center (MIC), novidades que ampliam o leque de atuação em P&D do Instituto.
No último dia 31/5, o em parceria com a Motorola, o Eldorado inaugurou uma ampliação do laboratório Imaging Lab, que conta com a mais completa infraestrutura dedicada a P&D em imagens digitais para câmeras de celulares do Hemisfério Sul. Esse laboratório trabalha com a análise objetiva e subjetiva de qualidade de imagem, testes de funcionalidade, gestão de qualidade das câmeras, calibração de cores e ruído, e busca de soluções inteligentes utilizando técnicas de visão computacional e machine learning.
No ano passado, o Eldorado já havia ampliado a sua estrutura laboratorial em 1700 m2, o que passou a permitir a realização de pesquisas em produtos de maior escala, como para indústria automobilística e de equipamentos médicos, por exemplo. “É uma alegria inaugurar a ampliação de mais um laboratório – o Imaging Lab. Queremos, com esses investimentos, tornar-nos um centro de convergência tecnológica, permitindo o desenvolvimento de inovações às quais o Brasil não tem acesso hoje”, conta Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.
Outra novidade apresentada no evento de comemoração de 18 anos do Instituto, fruto de uma longa parceria entre o Eldorado e a Microsoft, é que o Instituto passa a ser a sede do único Microsoft Innovation Center (MIC) do estado de São Paulo.
O MIC Campinas conta com uma área exclusiva, de 42 m2, área de coworking, além de compartilhar os mais de 1.500 m² do Eldorado. O espaço é ricamente equipado com dispositivos multimídia para áudio e videoconferência, Smart TVs, equipamentos modernos de projeção interativos e notebooks. Além disso, para dar suporte ao desenvolvimento e prototipagem, o MIC conta com kits de robótica, Surface Book, dispositivos Windows Phone, além de toda uma infraestrutura de equipamentos de foto e vídeo voltados à geração de conteúdos técnicos para a comunidade.
O ambiente comporta até 20 pesquisadores. Entretanto, o espaço conta com a solução Microsoft em Nuvem, o que permite a colaboração virtual e expande significativamente sua abrangência. Além de pesquisadores, o espaço receberá estudantes, empresas, empreendedores e startups.
“Para o Eldorado, ser um Innovation Center da Microsoft é de especial importância para promover o acesso à tecnologia de ponta, gerar inovação aplicada desde o início da carreira do jovem em uma universidade até sua caminhada rumo ao empreendedorismo e ao sucesso profissional”, conclui Jaylton.