Projeto Analytics - Instituto Eldorado
17 de Agosto de 2015

Projeto Analytics

(17/8/2015)
Eldorado, Motorola e PUC-RS trabalham em projeto de P&D focado em Analytics, Big Data e BI
Trabalhando juntas, as instituições esperam acelerar o ciclo entre pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos. Vigente desde novembro do ano passado, o Projeto Analytics conta, desde março, com a PUCRS, que está apoiando a parceria conduzindo linhas de pesquisa em temas associados.
O mercado de Analytics vem crescendo a passos largos. Segundo a International Data Corporation (IDC) e o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre pesquisa, ele deverá atingir US$59 Bilhões até 2018. Se adicionarmos Big Data, tecnologia que anda lado a lado com o Analytics, estima-se que o mercado atinja US$1 trilhão até 2018.
Sem dúvidas, o crescimento no volume de dados gerado pelo aumento de sistemas embarcados estão levando diversas instituições a gerenciar a melhor forma de filtrar a enorme quantidade de dados provenientes da Internet das Coisas, mídias sociais e dispositivos portáteis, e, também, a utilizar essas informações de maneira produtiva no momento certo.
Indo nesta direção, o Eldorado, Motorola e PUC estão trabalhando no projeto Analytics, que visa a pesquisa e desenvolvimento nas tecnologias Analytics, Big Data e BI. “Esse é um projeto bem interessante, emblemático. O Eldorado montou um time especialista em análise de dados, que está trabalhando nas informações que a Motorola gera e na mineração desses dados, de forma a melhorar a qualidade dos produtos desenvolvidos. Em paralelo, a PUC está pesquisando sobre linhas temáticas estabelecidas pela Motorola. Futuramente, espera-se que ambas atuem juntas, com linhas independentes, mas contribuindo entre si”, explica André Guarido, gerente do projeto no Eldorado.
Segundo Alex Melo, gerente do projeto na Motorola, “o Brasil vem se tornando um mercado muito importante para a Motorola, portanto, queremos olhar para esses consumidores, entender seus hábitos, costumes, adaptar os nossos produtos e o Analytics é uma ferramenta fundamental nesse processo”.
Projeto tem grande apelo acadêmico
Recentemente, o projeto passou a contar, também, com o apoio da PUCRS. O Grupo de Pesquisa em Inteligência de Negócio e Aprendizado de Máquina (GPIN), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação está atuando em temas de pesquisa de interesse mútuo nas áreas de Big Data e Mobile. Ao todo, são 4 professores pesquisadores em tempo parcial, um pesquisador com doutorado na área de mineração de dados em tempo integral, 4 doutorandos, 4 mestrandos e 3 graduandos em computação.
“Nós, da PUC, vemos a participação em um projeto como esse com muito entusiasmo e expectativa. É uma oportunidade ímpar de interagir com uma organização mundialmente protagonista em seu segmento de atuação e com tradição em desenvolvimento de pesquisas e de produtos inovadores”, fala Duncan D. Ruiz, professor responsável pelo projeto.
Os desafios iniciais foram os de as equipes se conhecerem e estabelecerem a melhor maneira de interagirem. “Agora, a expectativa é de que o projeto gere bons resultados e avanços na área, possibilitando uma parceria ainda mais longa do que a prevista”, finaliza Alex.

Cadastre-se em nossa newsletter