O sempre crescente consumo de serviços multimídia e a demanda de serviços de alta qualidade desencadeou uma mudança fundamental na forma como as redes são projetadas e administradas.
Para concretizar essa visão, a rede física deve ser dividida em várias redes lógicas isoladas, de capacidades e estruturas variadas, as quais são dedicadas a diferentes tipos de serviços com base em seus requisitos.
SDN, NFV, VNF, NW Slicing, Small Cells e outras tecnologias que vêm evoluindo na última década estão finalmente criando condições para um novo paradigma em redes wireless e sinalizam o futuro das telecomunicações.
Além dessa evolução em termos tecnológicos, existe no momento uma revolução rumo às redes abertas (Open RAN). Todo um ecossistema está sendo desenvolvido nos últimos anos para a criação de redes que não sejam presas a fornecedores únicos.
O objetivo desse documento é mostrar esse conjunto de novas tecnologias e arquiteturas de redes e sua influência na Indústria 4.0. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.