ELDORADO promove ELD4KIDS em suas quatro unidades - Instituto Eldorado
17 de Outubro de 2018

ELDORADO promove ELD4KIDS em suas quatro unidades

[vc_row][vc_column][dt_small_photos number=”4″ height=”500″ max_width=”100″ category=”eld4kids-2018″][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Em sua quarta edição na Unidade Campinas, ELD4KIDS reúne pais e filhos para que possam programar juntos. A grande novidade deste ano é que o evento foi estendido às unidades de Brasília, Manaus e Porto Alegre.

No dia 11/10, durante a comemoração de Dia das Crianças, os colaboradores e seus filhos tiveram a oportunidade de interagir juntos no universo da programação. Esse foi o quarto ano em que o evento ELD4KIDS aconteceu no ELDORADO Campinas. Houve, ainda, a realização da primeira edição nas outras três unidades – Brasília, Manaus e Porto Alegre.
Além do tradicional almoço, as crianças tiveram a possibilidade de conhecer e interagir de forma mais intimista com o ambiente de trabalho dos pais. O projeto #EuPossoProgramar da Microsoft, em parceria com a Code.org, utiliza o Scratch como ferramenta. Trata-se de um sistema de “blocos” com diversas combinações entre si que tornam a interação simples e intuitiva, ideal para iniciantes.
“Essa linguagem de programação foi desenvolvida pelo LifeLong Kindergarten Group, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que é um dos maiores centros de tecnologia do mundo e que promove o Scratch Day desde 2009”, explica Diego Castro, Evangelista Técnico do ELDORADO.
Na iniciativa da Microsoft, crianças de todas as partes do mundo acessam um ambiente de programação que permite que as pessoas criem jogos, animações, histórias interativas e simulações. O ELDORADO, além de integrar essa iniciativa em sua comemoração de Dia das Crianças, cadastrou-se no site oficial do Scratch Day, que mostra quantos eventos já aconteceram e em quantos países. Até agora, em 2018, foram 1.090 eventos.
Em Campinas, além dos exercícios de programação, participando do Scratch Day e do Hour of Code, também tiveram diferentes atividades, todas relacionadas ao universo de tecnologia.
As crianças puderam brincar com o jogo de perguntas sobre tecnologia e sustentabilidade – Kahoot -, em que elas, juntamente com seus pais, escolhiam a melhor resposta pelo celular. Esse era um jogo em tempo real, em que o mais rápido e assertivo ganhava mais pontos.
A equipe do ELD4KIDS desenvolveu um jogo usando a tecnologia Actions para o Google Assistant, em que as crianças conversavam com o celular de maneira natural e brincavam de um jogo de perguntas e respostas sobre fauna e flora.
Os instrutores também desenvolveram um jogo de detetive, em que as crianças tinham que tirar uma foto de algum objeto para poder acertar uma pergunta. A aplicação, que usa Inteligência Artificial, identificava o objeto e determinava se estava correto, de acordo com a pergunta.
Os participantes também tiveram a oportunidade de programar um robô Makeblock, enviando comandos para movimentos, sons, luzes e sensores.
Por fim, por meio do Intel Realsense, as crianças jogaram um game de dança apenas com o movimento do corpo e uma câmera.
A equipe de organização e instrutores foi composta pelos colaboradores Diego Castro, Malu Legaspe, Cinthia Galvão, João Ronaldo Cunha, Marcella Sapia, Mariana Lourenço, Patrick Tedeschi, Alessandra Rosa, Thiago Chati e Thiago Mendes.
O evento em Campinas reuniu crianças de 7 a 14 anos, que foram divididas em duas turmas. Uma no período da manhã (10h30 às 12h), com 8 participantes, e outra à tarde (13h às 14h30), com 11 participantes.
 

Brasília, Manaus e Porto Alegre também realizam ELD4KIDS

Devido ao grande sucesso do evento nos anos anteriores em Campinas, a programação foi estendida às outras três unidades, possibilitando aos pais esse momento grande de interação com os filhos no mundo da programação. Em todas elas foram realizadas atividades com a ferramenta Scratch e Hour of Code.
Em Brasília, também tiveram duas turmas, uma pela manhã (10h30), com 5 crianças, e outra à tarde (13h30), com 4 crianças. E equipe de instrutores foi composta pelos colaboradores Abel Araujo Teixeira da Silva , Brayann Luiz Antunes Gadelha , Carla Dias Da Silva Nascimento, Lucas Rodrigues Conceição e Regio Mecio Machado da Costa
Em Manaus, o evento teve início às 15h e contou com 8 crianças, de 3 a 14 anos. Os colaboradores que contribuíram com o evento foram Marina Silva, Josiele Queiroz e Erica Serra.
Em Porto Alegre, foram quatro crianças inscritas e o colaborador Rogério Zafalão foi o responsável por coordenar as atividades.
O evento, de uma maneira geral, foi um sucesso e recebeu muitos feedbacks positivos.
Agradecemos imensamente a contribuição de todos que ajudaram a organizar e coordenar o evento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Cadastre-se em nossa newsletter